Idade do propágulo e enraizamento adventício em estacas de Cordia oncocalyx (Allemão) Baill, árvore de floresta seca tropical
DOI:
https://doi.org/10.53661/1806-9088202549263888Palavras-chave:
Estaquia, Época de coleta, AIBResumo
O sucesso da técnica de corte deve-se principalmente à capacidade de enraizamento ligada ao envelhecimento ontogenético dos tecidos celulares, o que significa que os propágulos maduros geralmente enraízam de forma menos eficaz do que os mais jovens. Isto levanta uma questão fundamental: por quanto tempo um propágulo pode manter o potencial de enraizamento em espécies arbóreas de florestas tropicais secas como Cordia oncocalyx? Para isso, examinamos como a maturação dos propágulos e as concentrações de ácido indol-3-butírico (IBA) impactam o enraizamento de estacas de Cordia oncocalyx. As estacas foram coletadas em três estádios de maturação (30, 90 e 150 dias) e testadas com concentrações de AIB de 0, 2.000 e 8.000 mg.L-1. Para a avaliação das raízes por análise de imagens digitais, as imagens foram tratadas e processadas com o auxílio do software Image J versão 1.46. As estacas com 30 dias, coletadas no início da estação chuvosa e tratadas com 2.000 mg.L-1 de AIB tiveram as maiores taxas de sobrevivência (100%) e enraizamento (100%), produzindo mudas de melhor qualidade. Estacas provenientes de propágulos com 90 e 150 dias de idade apresentaram baixas taxas de enraizamento e sobrevivência, mesmo com níveis mais elevados de AIB. Cordia oncocalyx pode perder rapidamente o potencial de enraizamento; portanto, é aconselhável colher mudas de propágulos mais jovens logo após à emergência dos brotos e tratar com 2.000 mg.L-1 de AIB. A análise de imagens digitais avaliou com eficácia a contagem e o comprimento das raízes, provando ser precisa. Este estudo contribui para a propagação vegetativa de Cordia oncocalyx, e o sucesso da propagação depende fortemente do uso de propágulos jovens combinados com tratamento adequado com auxina. Além disso, a análise de imagens digitais provou ser um método confiável.
Palavras-chave: Estaquia; Época de coleta; AIB
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Árvore

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os autores concordaram com a submissão do trabalho à Revista Árvore e concederam a licença exclusiva para publicação do artigo. Os autores afirmam que se trata de um trabalho original, e que não foi publicado anteriormente em outros meios. O conteúdo científico e as opiniões expressas no artigo são de responsabilidade total dos autores e refletem sua opinião, não representando, necessariamente, as opiniões do corpo editorial da Revista Árvore ou da Sociedade de Investigações Florestais (SIF).

